quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

1º PASSO: DOCUMENTOS - PASSAPORTE

   Antes de reservar o carro, hotel e passagens você precisa dos documentos para poder sair do país. Isso parece meio óbvio, mas existe a possibilidade de você ser azarado e ter reservado um hotel sem cancelamento gratuito, comprado as passagens e chegar lá no consulado para tirar o visto e..... negado! Ai pode contar com uma boa dor de cabeça. Eu sei que a chance é pequena, EMBORA exista. Então para que a pressa? Os documentos para viajar são dois: o passaporte e o visto, sendo esse post destinado ao passaporte, pois deve ser o primeiro a ser tirado.

   Começa no site do Departamento da Polícia Federal, mas já coloquei o link direto do passaporte http://www.dpf.gov.br/servicos/passaporte  . Eu vou escrever aqui a ordem que deverá ser seguida.
   

   Verifique a documentação necessária.Atenção: Não há renovação nem prorrogação de passaporte, se o seu está com prazo de validade expirado ou prestes a expirar e você deseja obter um novo documento de viagem, serão exigidos TODOS os documentos originais relacionados e você deverá solicitar a emissão no próximo passo. 
   No meu caso eu precisei de 7 documentos:
   -Documento de identidade RG;
   -CPF;
   -Comprovante de alistamento ( eu ainda não tinha pegado a minha carteira de reservista, e na hora de preencher só precisa escrever o número do RA, se for igual ao meu caso. o resto eu deixei em branco);
   -Título de Eleitor com o comprovante de Quitação ( pode tirar na internet e imprimir na sua casa, ai está o link http://www.tse.gov.br/internet/servicos_eleitor/quitacao.htm ).
   -GRU paga ( subiu já faz um tempinho, eu paguei R$156,07 (reais) em uma lotérica).
   -Passaporte antigo (meu tinha vencido em 2002. Eles irão cancelar o passaporte com carimbos em todas as páginas).
   -Protocolo ( você gera junto com a GRU).

   A minha esposa foi mais simples, não precisou do certificado de alistamento ( mulher não precisa mesmo) e nem o passaporte antigo (pois é o 1º passaporte dela). Uma coisa importante no dela e que pode ser dúvida de alguém seria o fato de que nós casamos recentemente, portanto, os respectivos documentos RG, Título de Eleitor e CPF constam o nome antigo. Eu pensei que fosse me dar uma boa dor de cabeça ,mas não. Basta levar a certidão de casamento para comprovar a mudança de nome e...só. Não precisei mudar tooodos os documentos para depois tirar o passaporte. Então, se você está na mesma situação que a minha esposa, inclua mais um documento: Certidão de casamento.


   2º Solicite a emissão do passaporte.
É um questionário que deve ser respondido para gerar a GRU e o PROTOCOLO. 

   3º Pague a GRU no prazo estipulado. 

   4ºCompareça ao posto do DPF munido da documentação original exigida (vide item 1), GRU paga e protocolo da solicitação. Não é necessário mais levar fotografia, que será coletada no momento do atendimento. Em algumas unidades do DPF é necessário o agendamento prévio.
   O meu foi no VAPT VUPT em Goiânia do Banana Shopping, mas eu fiz no último dia que poderia ser feito lá (17/12/2010). Depois desse dia o requerimento do passaporte será feito no VAPT VUPT do Araguaia Shopping ( o funcionário ficava alertando as pessoas na entrada sobre a mudança). E não precisei de agendamento prévio.



    5º Consulte o andamento no link do site da dpf.
    É bom porque pode ser que o passaporte fique pronto e disponível antes do prazo que eles estipulam para entregar. No meu caso isso é vantajoso pois eu não terei que esperar o recesso do natal e fim de ano. A situação hoje, dia 22/12/2010 é a seguinte:

    "Documento de viagem confeccionado. Aguarde aviso por e-mail para buscar seu documento de viagem ou dirija-se à unidade do DPF a partir da data prevista conforme recibo de confirmação".
     Detalhe, eu requeri os passaportes dia 17/12 e a previsão seria para o dia 27/12.




   O passaporte será entregue pessoalmente a seu titular, mediante apresentação de documento de identidade e assinatura de recibo. Busque seu passaporte no horário e local indicados.



   Bom, o passo-à-passo é esse, lembrando que existem diferenças no requerimento do passaporte brasileiro com menores de idade, naturalizados e de emergência. Mas todas as dúvidas são esclarecidas no site da DPF que eu já coloquei o link lá em cima.
   O primeiro passo foi dado, o próximo post será sobre o VISTO ( o tão temido visto, mas que não é um monstro de 7 cabeças). A seguir, detalhes sobre o novo passaporte ( ficou bem chique).Retirei as informações do site do ronaldo (viajandoparaorlando.com).
  
Destaque-se que não é mais possível requerer o passaporte através dos Correios.
O novo passaporte recebeu 16 (dezesseis) novos mecanismos de segurança:
  • 1. Código de barras bidimensional;
  • 2. Fundo com microletras;
  • 3. Fundo com impressão íris;
  • 4. Fundo com impressão invisível;
  • 5. Impressão intaglio com imagem latente;
  • 6. Impressão intaglio com tinta ovi(opticamente variável);
  • 7. Laminado de segurança - proteção dos dados;
  • 8. Marca d’água posicionada mould made;
  • 9. Papel com fibras visíveis e invisíveis;
  • 10. Papel com fio de segurança;
  • 11. Papel reativo a produtos químicos;
  • 12. Tintas sensíveis à abrasão e a solventes;
  • 13. Fio de costura luminescente bicolor;
  • 14. Perfuração cônica a laser;
  • 15. Costura das páginas com arremate; e,
  • 16. Paginação em filigrana eletrotipo.
O novo passaporte brasileiro está de acordo com às normas internacionais estabelecidas pela ICAO/ONU (International Civil Aviation Organization - agência da ONU responsável por normatizar todo o assunto relativo à aviação civil e aos vistos e documentos de viagem) e, visa implementar um documento de viagem mais seguro, com maior credibilidade internacional, bem como modernizar todo o sistema de controle do tráfego internacional no país.
Assim como o passaporte anterior, a validade do novo passaporte é de 05 (cinco) anos. Observe-se que os passaportes atuais poderão continuar sendo utilizados desde que dentro da sua validade.
No momento do requerimento na Polícia Federal, serão colhidas as impressões digitais, a fotografia digital e a assinatura digitalizada. Esses dados ficarão armazenados no banco de dados da Polícia Federal, e a foto será inserida no código de barras bi-dimensional existente na página dos dados variáveis do novo passaporte, podendo ser lido por máquina especial, existente nos pontos de checagem migratória no Brasil e no exterior.
Validade do passaporte para entrar nos Estados Unidos
Para viajar para os Estados Unidos é necessário que o seu passaporte tenha validade mínima de 06 (seis) meses a partir da data da chegada. Caso contrário, deve tirar um novo. Essa é a orientação que sempre transmito a todos os meus usuários, dada a sua importância.
Observação: Contudo, no site da Embaixada Americana (28/04/2010) consta que: "... Se seu passaporte não estiver válido por pelo menos seis meses a partir da sua data de saída dos Estados Unidos, isso não afetará sua viagem.  Os Estados Unidos possuem um acordo com o Brasil pelo qual estendem automaticamente a validade de um passaporte para seis meses além da data de expiração desse passaporte." (www.embaixada-americana.org.br)




Um abraço,


David Braga





  
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário